Assisdrive no Mundo Solar

A Assisdrive  é uma empresa com mais de 16 anos de experiência no comércio de produtos e serviços na área da automação industrial. Orientada para apoiar os seus clientes nas mais variadas áreas da atividade industrial, a Assisdrive juntamente com os seus parceiros está apta a responder aos desafios atuais da indústria portuguesa. Um dos nossos objetivos é fornecer produtos e soluções sustentáveis, amigas do ambiente, energeticamente económicas, rentabilizando ao máximo os investimentos feito em nós e nos nossos produtos.

Neste contexto, a Assisdrive criou uma nova área de negócio direcionada para a energia sustentável, nomeadamente, a “Energia Solar”, juntamente com 2 parceiros comerciais: a VECHI e a SOFARSOLAR.

A VEICHI é uma empresa de alta tecnologia  que desenvolve, fabrica e comercializa de produtos para a automação industrial.  Na vasta gama de produtos VEICHI incluem inversores de bomba solar. Com uma grande equipa de profissionais, sistema de produção avançado e 2 fábricas de produção (em Shenzhen e Suzhou), a VEICHI está empenhada em tornar-se num dos fornecedores líderes de produtos de automação industrial e soluções de energia verde. Os produtos da VEICHI são conhecidos pelo seu desempenho estável, alta qualidade e um bom suporte técnico.

O acesso a um abastecimento de água seguro e sustentável é uma preocupação crescente em todas as regiões do mundo. Em muitas comunidades, as águas subterrâneas são bombeadas por sistemas a diesel que são dispendiosos, muito poluidores para o ambiente e com elevados custos de manutenção. Em locais onde a eletricidade é escassa, a energia solar pode ser a solução, nomeadamente em áreas rurais, fora das grandes cidades, atualmente deficitárias de serviços energéticos eficientes, ou servidas por sistemas de bombagem dispendiosos e movidos a combustíveis fósseis.

A bombagem solar é mais competitiva em regiões com elevada exposição solar, que incluem a maioria da área da África, América do Sul, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, mas a tecnologia pode operar com sucesso em qualquer região do mundo. As bombas solares de água podem facilmente substituir os atuais sistemas de bombas e resultar em benefícios socioeconómicos e climáticos de grande importância. Com o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica, a energia solar é amplamente utilizada na irrigação agrícola como uma energia limpa e renovável para economizar substancialmente o consumo de energia. A água fornecida pela bomba solar pode ser usada para irrigar plantações, alimentação de animais, fornecer água potável a populações, entre outros. Observando mais atentamente, constatamos que nos últimos 7 anos, houve uma enorme evolução desta tecnologia. Os painéis solares fotovoltaicos que alimentam as bombas tiveram uma descida significativa de preço, a tecnologia evoluiu e é agora mais fiável, capaz de bombear grandes volumes de água e alcançar fontes de água subterrâneas ainda mais profundas. Embora a aquisição inicial de equipamentos seja ligeiramente mais dispendiosa do que outras alternativas de bombagem, este sistema a médio e longo prazo torna-se financeiramente mais atrativo. A energia fotovoltaica é mais eficiente em termos energéticos, os custos de operação e manutenção são inferiores e tem uma durabilidade superior a 20 anos. O sistema de bombagem solar converte energia solar diretamente em energia elétrica e, em seguida, aciona motores das bombas de água para bombear água de poços profundos, rios, lagos e outras fontes de água. O sistema é composto por painéis solares, variador solar e bomba de água.

O variador solar, também chamado de acionamento de frequência variável solar, converte a corrente contínua do painel solar em corrente alternada, acionando vários tipos de bombas de água com motor AC (bomba centrífuga, bomba de irrigação, bomba de água de poço profundo, bomba de piscina, entre outros)

O variador solar VEICHI SI tem as seguintes gamas de voltagem: DC(60-450 VDC,150V-450 VDC, 250V-780 VDC), também pode ser alimentado com voltagem AC monofásica (110 VAC, 220 VAC) ou trifásica, (380 V, 460 VAC).

O sistema integrado de controlo maximiza a potência gerada pelo painel fotovoltaico. O variador solar de alta eficiência VEICHI SI foi desenvolvido exclusivamente para aplicações em bombas de água para fazer um uso total da energia solar para acionar bombas de água em diversas aplicações. Como o sistema de bombagem de água solar é ecologicamente eficiente e económico, os controladores solares da gama VEICHI SI de alta eficiência têm sido amplamente utilizados em diferentes países como Índia, Vietname, Paquistão, México e outras áreas.

Os novos sistemas são flexíveis e podem funcionar isolados ou em conjunto com um gerador de reserva/rede elétrica. As considerações para projetar um sistema de bombagem solar incluem vários parâmetros: volume de água, armazenamento, profundidade de captação da água, localização de painéis fotovoltaicos e exposição solar, entre outros.

Existem dois tipos principais de tecnologias de bomba solar de água: a bomba centrífuga e a bomba deslocamento positivo. A bomba centrífuga usa rotação de alta velocidade para extrair a água através da bomba. A maioria das bombas convencionais de corrente alternada usa um impulsor centrífugo, mas ao trabalhar em baixa potência, o desempenho da bomba cai drasticamente. Isso torna as bombas centrífugas menos adequadas para aplicações solares, uma vez que é esperado um baixo consumo de energia devido ao tempo nublado. A bomba de deslocamento positivo, utiliza um pistão para transferir água. Muitos sistemas solares de água usam a bomba de deslocamento positivo, que leva a água para uma câmara e a força para fora usando um pistão ou parafuso helicoidal. Esses tipos de bomba geralmente bombeiam mais devagar do que outras bombas, mas têm um bom desempenho em condições de baixa potência e podem atingir uma alta elevação.

Como o sistema solar é um fornecedor de energia intermitente, as bombas necessitam de ser o mais eficientes possível, rentabilizando ao máximo a quantidade de água bombeada por watt de eletricidade usado. O variador solar VEICHI SI ajusta eficazmente o caudal com rapidez e precisão, mantendo a pressão da rede constante segundo o consumo de água.

Mencionamos algumas das principais caraterísticas do VEICHI SI:
• Proteção IP65, proteção contra água e pó, pode ficar instalado sem quadro;
• Consola de programação incluída com software específico para bombagem;
• Possibilidade de programação com uma consola externa;
• De série: 4 entradas digitais, 2 entradas analógicas para sensores de pressão, 1 saída digital a 24VDC, comunicação RS485;
• Potências de 0,75 kW a 5,5 kW (alimentação na entrada: 1×110 VAC, 1×220 VAC e 3×400 VAC);
• Certificação CE;
• Opção de uma carta IOT para ligação GSM com cartão SIM e Bluetooth;
• Opção de um módulo AC/DC para comutação automática entre a alimentação DC dos painéis solares e a alimentação à rede externa;
• App para telemóvel para monitorizar consumos e alarmes;
• Possibilidade de ligar um inversor a várias bombas.

Numa outra vertente da energia solar, a Assisdrive tem como parceiro a SOFARSOLAR, fundada em 2013 na China e que conta atualmente com 9 fábricas de produção próprias na Austrália, Índia, Itália, Polônia, Alemanha, e nas seguintes cidades chinesas: Wuxi, Shenzhen, Dongguan e Xinyang. É especializada na produção de inversores solares conectados à rede entre 1 kW e 255 kW, inversores híbridos de 3 kW e 20 kW, sistemas de armazenamento de energia em baterias e carregamento de veículos elétricos “ev”.

A SOFARSOLAR tem uma visão de tornar o mundo menos dependente de combustíveis fósseis devido à sua tecnologia e inovação. Acredita no enorme potencial da energia solar e energias renováveis e tem como objetivo ser um líder na transição para um futuro energético sustentável. A marca SOFARSOLAR representa confiança, eficiência, profissionalismo e tornou-se num dos principais fabricantes de inversores solares e armazenamento de energia. Os produtos da SOFARSOLAR estão instalados em mais de 60 países (por exemplo, Brasil, Índia, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Holanda, Polônia, França, Japão, Vietnam, África do Sul, Paquistão, Coreia, China, entre outros).

Todos nós já ouvimos falar de inversores solares e sabemos o quanto são vitais para que a sua energia solar seja usada nas suas instalações. Os seus eletrodomésticos ou máquinas industriais necessitam de corrente alternada ou AC para funcionar, portanto, se a eletricidade solar está a chegar em DC, necessita de ser convertida. O inversor solar faz precisamente essa função, converte a energia DC vinda dos painéis em energia AC produzindo ondas sinodais pura.

Os sistemas solares estão a desempenhar um papel cada vez mais importante, visto que em breve serão a fonte de energia com melhor custo/benefício em todo o mundo. Como sabemos, o inversor fotovoltaico desempenha um papel importante no sistema de energia solar. Com a variedade de inversores solares disponíveis no mercado, pode ser um desafio selecionar o inversor correto para a sua aplicação. Cada país tem requisitos diferentes para a tensão do inversor, por isso a capacidade do projeto e os requisitos da rede elétrica estão presentes na escolha do inversor solar correto.

A SOFARSOLAR sempre procurou produtos e serviços de excelência para atender aos desafios dos seus clientes. Há mais de 10 anos que a SOFARSOLAR tem uma inovação contínua, com foco no desenvolvimento, produção, vendas e serviços pós-venda de inversores fotovoltaicos, inversores de armazenamento de energia, baterias, plataformas de carregamento, entre outros.

A VEICHI e a SOFARSOLAR são representadas em Portugal pela Assisdrive, sendo marcas com muitos anos de experiência em inversores de energia solar, tanto para a bombagem como para outras aplicações, quer domésticas, quer industriais.

Contactos